MENU

Acabou de ser pedida em casamento e começou a organizar seu casamento dos sonhos, então vem a pergunta “Vou casar, e agora quem contrato primeiro?” Como faço para negociar e contratar os fornecedores?

Casamento Vanessa e Cristiano

Todos nós sabemos que um casamento é realizado a partir de vários profissionais e itens (cerimonial, local, foto e vídeo, bolo, vestido, maquiador, doces, músicos, dentre vários outros). E particularmente, todos eles são essenciais para a realização de um evento tão importante, mas cada casal lista esses profissionais de acordo com uma determinada prioridade.

Entenda quais profissionais são mais importante no seu casamento.

Algumas noivas já acionam o seu maquiador no momento que são pedidas em casamento, por tão concorridos que são esses bons profissionais e claro, toda a noiva quer se ver linda e maravilhosa no seu dia, alguns noivos já priorizam o local da cerimônia ou a igreja, outros mais animados já preferem a banda musical ou aquele amigo DJ, e muitos outros pensam no buffet, a noiva escolhe a dedo o vestido dos sonhos, já alguns  pensam em uma cerimônia mais intimista, por conta dos preços,, os famosos Mini Weddings , que em outros países já são bem comuns e aos poucos vem agradando cada vez mais casais do Brasil  

Tem casais que amam viajar e acabam aproveitando para fazer um Destination Wedding, casando com poucos convidados na praia ou em Castelos espalhados pelo mundo. E alguns preferem algo mais intimo e fazem um Elopement Wedding. Uma coisa é certa, na verdade, não existe o certo e errado nessa escolha, cada casal sabe o que tem mais prioridade para eles. E a tendência é os casamentos cada vez mais ficarem personalizados ao estilo de cada casal.

Entretanto, voltemos a pergunta do início do texto. “Vou casar, e agora quem contrato primeiro?” Nessa lista de prioridades, independente que seja do casamento mais luxuoso ao casamento mais intimista, o mais importante de tudo é iniciarem o processo pelo orçamento. Comece sempre pelo orçamento e depois encontre os fornecedores dentro da sua faixa de preço, e não o contrário.

Sabemos que alguns fornecedores tendem a fechar a agenda de casamentos mais cedo por trabalharem com exclusividade, a exemplo do local, equipe de fotografia e vídeo, maquiagem.

Uma dica que sempre damos aos nossos casais, é não deixar de contratar um Wedding Planner para organizar o seu casamento. Pela experiência desse profissional e por conhecer muitos profissionais, ele acaba sendo uma mais valia. Agora, tenha muito cuidado com alguns profissionais que cobram valores simbólicos para fazer esse tipo de trabalho, mas exige comissão de cada profissional que indica aos casais.

Não tenha medo de negociar.

Muitos fornecedores estarão dispostos a trabalhar com você para personalizar um pacote adequado ao seu orçamento. Digamos que você seja apaixonado pelo trabalho de um decorador, mas percebe que seu orçamento não está dentro do valor cobrado por ele. Aqui o mais importante é ser honesto e mostrar para ele o seu interesse e o quanto gosta do trabalho, mas que gostaria de que se fosse possível montar um pacote personalizado, uma ótima sugestão nessas negociações, é oferecer o pagamento integral e antecipado no momento da reserva da data.

casal do decoração em circulo
Casamento Nayara e Werlon

Trabalhe o seu orçamento com porcentagens.

Agora que você sabe o que quer, é hora de trabalhar com o orçamento macro, para ir dividindo as partes. Embora não haja regras rígidas sobre o quanto você deve gastar em cada fornecedor, existem algumas parâmetros que podem ajudá-lo a entender o caminho. Você provavelmente não tem interesse em gastar metade do orçamento com uma banda, a menos que seja algo que são apaixonas e disposto a enxugar com outros fornecedores.

Muitos planejadores e noivas do casamento acham útil criar uma repartição do orçamento do casamento por porcentagem. Por exemplo, algumas noivas podem estar dispostas a gastar menos dinheiro para a mesa de doces, se isso significar mais dinheiro para aquele vestido ou para aquele fotografo que acompanha a muito tempo o trabalho dele e se identifica. Resumindo, o importante e fazer essa repartição dos valores, sabendo que não é ao 100% fechado, o importante é o casal perceber o que mais importa para que o dia dos sonhos seja perfeito.

Além disso, sempre é bom reservar pelo menos 5% do orçamento para os gastos ocultos (documentos, despedida de solteiro, tratamento de beleza…) e também os imprevistos de última hora que pode acontecer.

A última dica é criar esse orçamento de forma organizada e de fácil acesso para sempre acompanhar e manter atualizado, nós recomendamos e usamos o Google Sheets que é online e gratuito.

retrato dos noivo na frente de uma porta decorada
Casamento Keicy e Felipe

Informações:

Helena Araújo (Assistente da empresa Lucho Vargas Fotografia)

Comentários
FECHAR
× Olá