MENU

Olá noivinhas e noivinhos, hoje vamos falar de 11 perguntas que vocês devem fazer para o seu candidato a fotografo de casamento. Pode até parecer simples, mas, escolher e entrevistar potenciais fotógrafos de casamento é uma tarefa muito difícil.

Independentemente de você estar contratando a equipe de fotografia de casamento Lucho Vargas ou outro profissional, vamos nesse post criar uma lista de 11 perguntas para ajudá-lo a encontrar o fotógrafo perfeito para o dia do seu casamento.

Vamos lá então!

1. Qual é o seu estilo preferido?

Em primeiro lugar, essa é uma pergunta muito importante, já que a memória do seu casamento vai ser eternizada através dessas imagens, se identificar com o estilo fotográfico do profissional é o que mais o casal tem que analisar. O Lucho Vargas Fotografia é um fotógrafo mais clássico, com influencia na moda e arte para o momento das fotos mais posadas, mas também trabalha muito o fotojornalístico durante todo o momento do casamento. Preza muito pela fotografia atemporal, evitando seguir tendências modistas e assim evitar que o casal no futuro passe a não gostar das fotos do seu casamento.

Para saber mais sobre o nosso estilo de fotografia de casamento, consulte a página Sobre.

2. Quantos casamentos você fotografará no dia do meu casamento?

Uma pergunta que pode parecer estranha, mas por outro lado, não se surpreenda com a resposta, é até mais comum que se possa imaginar, ou seja, profissionais que fazem mais de um casamento ao dia, alguns fazem de 2 a 3 casamentos no mesmo dia e vão distribuindo equipes para esses casamentos. Então, caso vocês procuram se identificar com determinado estilo fotográfico e estão a contratar o olhar fotográfico desse profissional, e não apenas alguém para registrar, é interessante perguntar se a data ao fechar é exclusiva ou não, para não correrem o risco de contratar o profissional pretendido e no dia se surpreender com alguém da equipe que nunca viu na vida.

3. Você fornece contrato dos seus serviços?

Muitos fotógrafos não criam contratos para seus clientes de fotografia de casamento, faz apenas o famoso contrato de boca. “Confia em mim!”, “Já fiz o casamento da sua amiga e deu tudo certo”.

Você não só pode, como deve exigir um contrato escrito e que especifique quais são os serviços, preços, termos, etc. Um contrato é criado principalmente para sua proteção e também para a proteção do profissional. Não caia na armadilha de contratar um fotografo de casamento que não criam contratos para os seus clientes, se você fizer uma pequena pesquisa de reclamações sobre fotógrafos, vai perceber que pelo menos 90% deles, foram feitos sem contrato.

4. Não deixe de perguntar se trabalha exclusivamente como fotógrafo de casamento?

Essa pergunta é interessante para descobrir se o profissional é exclusivamente fotógrafo, e se é especializado em casamentos, ou é aquele fotógrafo de meio período que faz apenas alguns eventos aos finais de semana e divide com seu trabalho formal. A fotografia requer uma dedicação e horas divididas entre edições e tratamentos, estudos e aprimoramentos.

Nós da equipe Lucho Vargas Fotografia trabalhamos em tempo integral na fotografia, acima de tudo, porque acreditamos nela e entendemos que o tempo que ela exige de nós vai muito além de fazer apenas o registro. Por não trabalharmos em casamentos ao atacado, e sim uma empresa mais boutique, onde não fazemos mais de 25 casamentos ao ano, e tratamos de cada detalhe em cada um deles, sempre atendemos as dúvidas dos nossos casais a qualquer hora, não terceirizamos nosso marketing e tudo que acreditamos ser muito importante, faz com que nosso tempo não possa ser dividido com nenhum outro trabalho.

5. Tem um plano B caso você fique doente ou alguma emergência?

Mesmo sendo improvável ficar doente no dia do casamento, não deixa de ter uma chance. É crucial que o profissional tenha algo planejado em imprevistos como esses.

A dinâmica que utilizamos, caso isso um dia venha acontecer, é que somos associados com outros três fotógrafos mestres igualmente habilidosos, que podem substituir  o Lucho Vargas no casamento caso fique doente, mas nós continuamos sendo os responsáveis pelo tratamento e a edição das imagens. Além disso, para não aumentar qualquer risco que isso aconteça, a equipe Lucho Vargas Fotografia, durante a semana do casamento, cuida ainda mais da alimentação e da sobrecarga de atividades, para chegar no dia do casamento e entregar o nosso melhor.

6. Minhas fotos são entregues tratadas e editadas?

Muitos fotógrafos não corrigem cor, ou corrigem apenas as imagens selecionadas pelo casal, e o ideal é a correção de cores completa,  pois é uma pós produção básica que deve ser usada em todas as imagens, para evitar do casal receber por exemplo, fotos onde os tons de pele estão vermelhas, laranja ou amarelas.

A Lucho Vargas Fotografia não entrega fotos sem produção ao casal, por considerar que essas fotos brutas servem apenas para conseguir o resultado final artístico esperado, pois entregamos com tratamento e edição básica todas as imagens do casamento e um tratamento mais artístico nas fotos selecionadas para o álbum, dessa forma garantimos que cada imagem entregue seja um produto de qualidade profissional.

7. Meu pacote está incluso o álbum?

Tudo vai depender de cada profissional, normalmente os álbuns de casamento e produtos extras podem ser solicitados antes já nos pacotes fechados, mas se caso o casal perceba que o valor fique muito alto, recomendamos que seja solicitado posteriormente. Mais vale ter uma qualidade fotográfica que deseja e solicitar os produtos depois.

Priorize sempre pela qualidade acima da quantidade, o que mais vemos são fotógrafos que por não conseguir convencer com a qualidade fotográfica, oferece uma infinidade de produtos para induzir o casal, muitas vezes com produtos defeitos e de baixa qualidade, lembre-se que esse profissional tenta criar um pacote com muitos produtos por uma valor que seja atrativo, fique muito atento, pois todos esses produtos você pode solicitar posteriormente meses e até anos após seu casamento, mas uma bonita imagem desse momento único, isso não volta. E todo seu empenho de fazer um casamento inesquecível, pode ser arruinado nas imagens.

8. Trabalha com hora ou por casamento completo? Cobra hora extra?

Alguns fotógrafos trabalham por hora e outros, no caso o mais comum de encontrar, os que trabalham por cobertura do evento. A Lucho Vargas Fotografia trabalha por exemplo com valores diferenciados de acordo com o tamanho e horário do casamento, tendo a flexibilidade de 1 hora a mais do combinado em contrato, e após essa uma hora a mais, é negociado posteriormente com o casal. Mas por outro lado, nunca sair do evento sem comunicar aos noivos e perguntar se ainda tem alguma fotografia que desejam fazer.

Em conclusão, fique muito atento a esse detalhe, como foi dito anteriormente, tem profissionais que fazem mais de um casamento por dia, e acaba por sair de um para o outro sem comunicar antes ao casal, mesmo sabendo que em alguns casamentos é passível de atrasos.

9. Quantas fotos vou receber, quais produtos e em quanto tempo após o casamento?

Cada estúdio de fotografia ou fotógrafo de casamento, varia no que vai ser entregue e no tempo necessário para produzir e entregar suas imagens e produtos, e aí mais uma vez vai a importância de ter um contrato assinado estipulando esses prazos. Esse tempo considerado normal, pode variar de 2 semanas a seis meses.

Além disso, esse tempo varia bastante de profissional para profissional, por vários fatores, em suma, os principais que influenciam nesse tempo é a dinâmica de produção do fotografo, a quantidade de casamentos que esse profissional faz no mesmo período e se trabalha com equipe ou sozinho.

A Lucho Vargas Fotografia, em relação a quantidade de fotografias não trabalha com números fechados e sim com uma média que varia por quantidade de horas e o que acontece durante o casamento, um exemplo: Um casamento com DJ ou música ao vivo, de certa forma rende muito mais fotos do que aqueles casamentos onde iriam ficar com som ambiente e apenas sentados comendo.

Em nossas entregas a empresa desenvolveu um cronograma de produção consistente e dinâmico para oferecer um produto final incrível e em um tempo muito rápido.

E no nosso caso por exemplo, de fotografarmos como especialidade os Destination Wedding de brasileiros em Portugal e toda Europa, mantemos a empresa no Brasil para que o pagamento tenha como opção ser feito em uma conta bancária brasileira, os álbuns e produtos também chegam na residência do casal,  por  trabalharmos com uma empresa europeia com filial em São Paulo.

10. Já fotografou no local do meu casamento?

Cada casamento é um desafio, o horário e a disposição da luz encontrada no momento são fatores que influenciam bastante no resultado das imagens, e se o fotógrafo não conhece o local ou pelo menos não tem equipamentos de muita qualidade, que consiga fotografar muitas vezes em situações extremas. É interessante fazer essa pergunta ao profissional e que se caso ele não conheça o espaço, se tem disponibilidade por exemplo, de fazer uma visita técnica no mesmo horário do casamento.

11. Que roupa o fotógrafo e seus assistentes usarão?

O importante durante o casamento é que o fotógrafo e sua equipe se misturem o máximo possível, mas para outro lado, que não sejam distrações. Para  acima de tudo, algumas cerimônias religiosas ou culturais, pode haver certas cores consideradas tabu. Certifique-se de que o seu fotógrafo e toda sua equipe estejam vestidos adequadamente para a ocasião. Os trajes que a equipe Lucho Vargas Fotografia usam como padrão é a cor preta. Toda equipe se veste completamente nessa cor na grande maioria dos casamentos porque queremos passar despercebidos pelos clientes e convidados para que possamos capturar o evento como fotojornalistas.

Certamente que essa regra não necessariamente precisa ser seguida a 100%, um exemplo, seria um casamento realizado na praia apenas durante o dia, onde muitas vezes noivos e convidados estão todos de branco e beje. Caso também você deseja que a equipe de fotografia vá ao evento com uma outra cor, não esqueça de combinar com o seu fotografo.

Resumindo, Essas são apenas algumas das perguntas. Gostaram delas? Recomendamos você levar essas e mais algumas que achar importante antes de se reunir com o fotografo. Caso saiba que mais algumas que considere relevante fazer ao fotografo do casamento, deixe aqui nos comentários.

By Helena Araújo – Sócia da Empresa Lucho Vargas Fotografia
Comentários
FECHAR
× Olá