MENU

Todos nós que trabalhamos com casamentos e que vivemos de realizar sonhos, estamos passando por um momento único e consequências que ainda nem conseguimos imaginar. Para que não me conhece, me chamo Lucho Vargas, sou fotógrafo de casamento em Portugal e espero contribuir com essas 10 dicas para ajudar profissionais de casamento a passar pela quarentena do COVID-19.

Todos nós vestimos a camisa da nossa empresa, cuidamos de todos os aspectos do marketing e finanças, cumprimos prazos com nossos clientes e de um momento para outro, chega o Coronavírus e toda essa nossa rotina muda, eventos são adiados e cancelados, e nos encontramos  em um momento de pânico e incertezas.

Mesmo em meio a toda essa incerteza, sabemos que todos os momentos ruins, tem seu lado positivo. Esse lado bom é que finalmente podemos desacelerar um pouco, reavaliar pontos que requer atenção e melhoramento e assim fortalecer e tornar a nossa empresa mais sólida para quando tudo isso passar.

Sendo assim, separei algumas dicas para ajudar nossas empresas sobreviverem e para nos adaptarmos durante essa temporada, abrangendo temas como finanças, contratos, renda extra, formações, entre outros. E fazer essas dicas ajudar outros profissionais de casamento a passar essa fase da quarentena.

Seja presente nas redes sociais

Aproveite o momento para acompanhar seus seguidores (amigos, parceiros e clientes em potencial), pergunte como estão e que tipo de conteúdo gostariam de receber e como você pode ajudá-los. Comece a seguir novos parceiros que trabalham com seu nicho de mercado, verifique o que estão fazendo também e proponha parceria em projetos futuros.

Entre em contato com seus clientes

Ligue para seus noivos para verificar como estão e se as coisas estão se encaminhando bem. Com certeza eles também estão perdidos e preocupados. A pior coisa a se fazer nessa hora, é cancelar o evento. O melhor é adiar e juntos vejam alternativas de datas que não prejudiquem ambas as partes, seja gentil e se ofereça para ajudar e até orientar no que seja possível.

Mantenha corpo e mente saudável

Pesquise na internet treinos online e gratuitos e pratique meditação, alongamento ou qualquer outro exercício que você goste e seja possível fazer em casa. E cuide muito da alimentação para garantir sempre uma boa imunidade.

Revise as finanças de sua empresa

Avalie seu fluxo de caixa, suas despesas mensais, o que pode enxugar, e quanto precisa por mês para cobrir esses custos básicos. Ao responder essas perguntas, você também passa a conhecer melhor sua empresa e ajuda a evitar compras desnecessárias. Observe quanto você necessita por mês para manter seu negócio e sua sanidade mental e multiplique esse valor por 3 meses. Caso não tenha uma reserva de emergência, você pode ter como opção tentar pedir emprestado de algum familiar ou em último caso recorrer a um empréstimo bancário com juros mais baixos e solicitar uma carência para pagar daqui 3 a 4 meses. Lembre-se que esse valor é para emergências e você se sentir tranquilo para pensar soluções de como trabalhar em casa durante esse período.

Mantenha sua empresa protegida do ponto de vista jurídico

Com o surto do Coronavírus e o adiamento de datas, muitos casais e muitos profissionais estão tendo dificuldades em negociar, aproveite esse momento para revisar seus contratos, especialmente as políticas de cancelamento e reagendamento.

Compartilhe seu conhecimento com os outros

Este é um momento de ajuda mútua e humildade por seus clientes, parceiros e seguidores. Aproveite aquele Workshop que você iria fazer e foi cancelado, pegue algumas partes dele e transforme em artigos ou ofereça cursos online, faça um vídeo no Youtube ensinando algo que você seja bom.

Nunca deixe de estudar

Inscreva-se em cursos online para aprimorar seu negócio, pode ser negócios, SEO, marketing, finanças, ou aquele curso de inglês. No YouTube também tem muitos bons tutoriais dos mais variados assuntos e uma outra ótima opção é ouvir podcasts, eles são gratuitos e podem ajudar a aprimorar o seu negócio.

Seja criativo e ganhe uma renda extra

Considero essa uma das principais dicas para ajudar os profissionais de casamentos. Há tantas coisas que você é bom, vou tirar como exemplo nós fotógrafos (serviço de edição e tratamento de fotos, cursos básicos de fotografia). Então, aproveite isso que seja bom e informe as pessoas, faça uma oferta e divulgue em suas redes sociais. Desenvolva novos serviços e produtos para o seu negócio, com certeza você já pensou em fazer isso, mas a falta de tempo, não permitia criar estratégias para apresentá-la e promovê-la, agora essa é a chance. E entre em contacto com seus clientes anteriores e veja o que é possível oferecer a eles.

Atualize o seu site

Melhore sua página, atualize com fotografias de qualidade e retire aquelas fotos antigas feitas com celular, solicite depoimentos de antigos clientes, estude um pouco mais sobre SEO, aqui está um guia rápido que pode te ajudar, analise o desempenho do seu site e quais páginas funcionam bem e quais tem uma maior taxa de rejeição para que sejam aprimoradas, é recomendável para fazer essa analise que você instale o Google Analytics.

Tenha pensamentos positivos

Todos queremos acompanhar as notícias, mas para preservar nossa saúde mental, desligue a televisão e o celular por alguns momentos, aproveite para assistir um filme, seriados no Netflix,  brincar com as crianças, aprofundar relacionamentos com a família, organizar seu espaço de trabalho e da sua casa, separar aqueles itens que não precisa  e deseja doar ou vender online.

Essas são apenas algumas ideias que podemos fazer nesse período de quarentena do COVID-19, não esqueça de projetar sua meta, independente do que está acontecendo, visualize você melhor e em uma meta próspera, mas realista e trabalhe para alcançar esses objetivos. Não esqueça, seus planos não foram cancelados, apenas adiados, e que depois desse período as coisas vão voltar ao normal e perdemos uma grande chance de evoluirmos profissionalmente e como pessoas.

Para contribuir e nos ajudarmos mutuamente, deixe nos comentários suas dicas para ajudar outros profissionais de casamento.

Comentários
FECHAR
× Olá